
Se fosse solicitado para homens e mulheres denominarem dois adjetivos ao seu sexo oposto, provavelmente alguma resposta ou mesmo a maioria delas incluiria palavras como: Para elas: sensíveis, carinhosas; para eles: fortes, protetores. Percebe-se desde já um estereótipo de que a mulher, sendo uma “donzela” sensível, fraca e submissa precise de um homem que a proteja, que a sustente e lhe pertença. Parece ser exagero denominar tais qualidades a funções tão restritas. A mulher foi vista diante de certas culturas como a dona de casa que cuida dos filhos e que apóia o marido em qualquer situação. O homem, o “chefe” da casa, seria aquele disposto a cuidar da família e de sustentá-la da melhor forma possível. Até hoje no Brasil, os indícios desta classificação podem ser observados. O preconceito das próprias mulheres daquela (e mesmo em alguns pontos, desta) época, ao criticar e desacreditar que pudessem ser ou fazer algo mais do que o trabalho doméstico acabava por ser o maior motivo da permanência de tal idéia. Além destas, ainda existem desigualdades maiores como a diferença salarial entre homem e mulher diante do mesmo trabalho, da falta de participação feminina na política governamental, do “perigo constante da mulher no volante”, do homem que “não serve para a cozinha”. Mesmo em pequenos comentários, piadas e pensamentos realizados pelos dois sexos, o “ideal machista” acaba por prevalecer ainda na atualidade. Antigamente era feminismo radical acreditar que tais ações pudessem acontecer, pois geralmente a mulher que usava calças era alguém que invejava o homem e não encontrava um “lugar” para si na sociedade. Entrando em contradição novamente, pergunta-se: qual o problema daqueles adjetivos já citados anteriormente? A mulher pode sim, ser uma “donzela”, pronta a esperar pelo seu protetor (seja ele homem ou mulher). Ainda existem e continuarão a existir diferenças entre os gêneros além de um cromossomo X ou Y. A mulher ainda pode ser sensível, romântica, independente, forte, assim como o homem também o pode, quando desejarem ser. São sentimentos e comportamentos humanos normais, bem ao senso comum. A luta talvez se encaminhe em torno da ultrapassagem do seguinte preconceito: de que cada um tem a sua função e que não cabe a eles mudar. O conformismo talvez seja o principal adversário para que a tão dita “igualdade” seja conquistada, para ambos os lados.
Sou uma feminista sim ,mas isso não quer dizer que acho que o homem é inferior a mulher.Sou a favor da igualdade entre os sexos.
Gostaria que colocassem suas opiniões aqui , a respeito do tema a cima...Nada melhor do que começarmos um jornal on line expondo nossas opiniões !
LIBERDADE DE EXPRESSÃO JÁ E SEMPRE ...
Fiquem a vontade para comentar
2 comentários:
O PERFEITO IGUALDADE ACIMA DE TUDO , NÃO APENAS ENTRE OS SEXOS E SIM ENTRE TODOS E TODAS CLASSES SOCIAS , DIFÍCIL MESMO E LUTAR CONTRA O COMODISMO POPULAR , E PIOR É LUTAR CONTRA NOSSO GOVERNO QUE OSTENTA UMA POLITICA INJUSTA NA BASE DA ALIENAÇÃO MENTAL, NOS PRIVADO DA CULTURA EMAIS UMA FEZ UTILIZANDO A OBSOLETA TÉCNICA DE PÃO E CIRCO, MAS NÃO DEVEMOS DESANIMAR E MUITO MENOS NOS CONFORMAR COM A SITUAÇÃO ATUAL ,OTIMO BLOG! PENSO QUE ESTE SEJA O CAMINHO , PENSAR E NOS EXPRESSAR QUEM SABE ISTO NAUM INDUZA OUTROS A PENSAR TAMBÉM!!PARABÉNS!
a gente só quer ficar tranquilo e viver nossa vida em paz, né... mas a sociedade prefere ditar as coisas. Ditam pq são ditados e querem comandar a vida alheia... é como um puxa saco no trabalho que quer que vc seja humilhado ou então um trote imbecil em qquer faculdade que expõe os novos ao ridículo pra dar risada e esquecer da vida idiota que leva.
No casamento o pai entrega a filha ao noivo; no bairro o marido tem medo de perder sua mulher pro primeiro flerte que ela receberá. que tal procurar um psiquiatra? seria mais humano e ecologicamente correto!
O feminismo muitas vezes busca uma superioridade sobre o machismo e termina pior do que já está... a igualdade não é uma utopia..é respeito!
O condicionamento do comportamento masculino é nítido em superioridade, assim como no feminino, a submissão. Vale quebrar os dogmas e jogar os valores no lixo..chocar com a realidade pra mostrar a irrealidade em que está afundada a sociedade moderna, burguesa, cercada de diamantes e jóias como valor supremo.. pendura-se na mulher alg de valor e diz-se: é tudo meu!
teclar sobre isso cansa, não?
Postar um comentário